Como Instalar Seu WordPress Em Poucos Minutos?

wordpress-tool

Ideal para quem quer montar um blog ou site, o WordPress é uma das ferramentas mais utilizadas na internet.

Ele permite que você gerencie o conteúdo, faça publicações de artigos, administre os comentários do seu blog ou site e ainda interaja com os visitantes.

Com muitas opções de template, permite que o usuário reorganize o layout através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML.  Mas se você entende de código, poderá editá-lo facilmente personalizando algumas funcionalidades.

Então, quer aprender como instalar seu WordPress em poucos minutos? Vamos te ensinar!

Dicas de produtos para vender na sua loja

Antes de começar a instalação do WordPress, dê uma olhada se o serviço de hospedagem que você contratou tem os requisitos básicos para que a ferramenta funcione perfeitamente.

Listamos os pré-requisitos do WordPress

  • Servidor baseado em UNIX/Linux1
  • PHP versão 5.2.4 ou superior
  • MySQL versão 5.0 ou superior
  • Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Somente para o software WordPress, sem contar com os plugins adicionais que você precisará)

Depois que a sua hospedagem estiver tudo tranquila, deverá se preocupar com o domínio do seu blog ou site. Caso ainda não tenha adquirido, na internet existem sites que oferece este tipo de serviço.

Dica: Escolha o domínio que seja fácil e opte pelas principais extensões como, por exemplo, .com.br, .com, etc.

Está tudo certo com a parte técnica? Então, vamos para a prática e começar a instalação do WordPress!

Primeiro passo

Você deve baixar e descompactar o pacote do WordPress. O pacote poderá ser encontrado em dois idiomas diferentes: inglês e português.

Segundo passo

No seu servidor web, no MySQL, você vai precisar criar um banco de dados para o WordPress com um usuário colocando todos os privilégios de acesso e modificação.

Terceiro passo

Após realizar os dois procedimentos acima, copie e renomeie o arquivo wp-config-sample.php para wp-config.php.

Quarto passo

Em um editor de texto abra o arquivo com o nome wp-config.php e preencha com os dados do banco de dados (Nome do Banco de Dados, Usuário do Banco de Dados, Senha do Banco de Dados e Databae Host).

Nunca use um editor de texto como o Microsoft Word/Open Office para editar arquivos do WordPress. Opte sempre por editores de texto plano como, por exemplo, Notepad++ (no Windows) ou o TextEdit (no Mac OS).

Quinto passo

Se todos os dados estiverem corretos, coloque os arquivos do WordPress no local desejado no seu servidor web.

Sexto passo

Chegou a hora de executar o script de instalação do WordPress, acessando wp-admin/install.php no seu navegador para saber se deu tudo certo.

  • Caso você tenha feito a instalação no diretório raiz, então, deverá acessar: http://exemplo.com/wp-admin/install.php
  • Caso você tenha feito a instalação em seu próprio sub-diretório com nome de blog , por exemplo, deverá acessar: http://exemplo.com/blog/wp-admin/install.php

Pronto! Se tudo estiver certo, o WordPress será instalado!

Como mudar meu WordPress para português?

O WordPress está disponível em duas versões: português e inglês, porém, quando você faz a instalação a primeira versão será sempre feita em inglês. Mas para realizar a alteração de linguagem é muito simples!

Basta acessar o painel de controle. Localizar a opção “Settings”, que fica no menu lateral esquerdo. Ao ver as opções que você tem disponível, altere no campo “Site Language” para Português do Brasil. Após isso, é só clicar em “Save Changes” para finalizar o processo.

Tema ideal para o seu blog ou site em WordPress

Quando o assunto é tema de WordPress, já podemos imaginar que vamos passar a noite inteira olhando um por um, não é mesmo?

Mas por que pensamos isso? Simplesmente porque, atualmente, são inúmeras as opções de temas (template) que você encontra na internet para esta plataforma. Os templates vão de desde 100% gratuito até layouts pagos. A sua escolha vai depender se você quer pagar ou não e, se quiser pagar, quanto tem de dinheiro para investir.

O mais aconselhável é que você não veja apenas beleza no tema e, sim, funcionalidade. Você precisa se perguntar se o tema escolhido tem a ver com o conteúdo e se ele será funcional para o seu blog ou site.

WordPress tem muitas funcionalidades

Para ajudar no dia a dia daqueles que utilizam o WordPress, ele vem com um grande conjunto de funcionalidades com o intuito de deixar ainda melhor alguns detalhes como, por exemplo, a publicação fácil, agradável e possível.

Além disso, possui uma API para criação de plugins, opção de publicações por e-mail, etc.

Tenha um conteúdo relevante!

Um conselho que queremos deixar para você é que não adianta fazer um blog ou um site se o conteúdo que será publicado não é relevante para ninguém.

Por isso, antes de qualquer coisa pare e reflita. Coloque-se no lugar da pessoa que vai consumir o seu conteúdo. Será que você pararia para ler? Se a resposta for sim, siga em frente e boa sorte!

 

Author: Jeff Petra